PROPOSTAS

Apresentamos as propostas de uma Nova vida  para os Funcionários, Docentes, Alunos, Serviços , Reitoria e toda a Comunidade. 

FUNCIONÁRIOS 

Humanizar:
Refere-se principalmente ao ambiente de trabalho, não podemos dar à comunidade externa atendimento humanizado se não o possuímos em nosso local de trabalho. Trabalharemos intensamente para oferecer melhores condições para os funcionários, isto implica em ambientes mais dignos, mais sadios, com maior conforto; setores onde o diálogo seja o caminho de mudanças e de melhorias.

Centro de Convivência 

Devermos já pensar em um “centro de convivência” que seja  condizente com as necessidades dos funcionários. Área  apropriada para o descanso nos momentos de intervalo, onde existam condições  de conforto e higiene,  que são necessárias ao nosso tipo de atividade. Local para troca de roupa, evitando assim o trânsito pela cidade com  uniformes,  o que não é recomendável.
Ascensão Profissional

Facilitar o estudo, o desenvolvimento e ascensão profissional em todos os níveis.
Insalubridade e Periculosidade
Aplicação e execução do que determina  a lei na NR  nº 32, (norma regulamentadora do Ministério do Trabalho) que se refere às atividades em Serviços de Saúde, aplicando,conforme a lei, o direito de recebimento de Insalubridade ou Periculosidade.

A Saúde do Funcionário

Implementar mecanismos de facilitação aos cuidados da saúde de funcionários, seja com programas específicos,  com locais de atendimento facilitados às necessidades dos funcionários. Os funcionários que trabalham dentro de um dos maiores Hospitais do Sul do Brasil devem contar com meios para cuidar melhor da sua saúde.

Farmácia de Funcionário

Ampliar a variedade de medicamentos da farmácia interna que atende aos funcionários.

Cobertura Automática na Super Lotação

Reavaliar o sistema de atendimento, de acordo com o número de pacientes internados. Atualmente, independentemente do número de internações, o trabalho é sempre desenvolvido pelo mesmo número de funcionários, como ocorre no PS. Implantar o sistema de reforço automático do número de funcionários,  conforme  a necessidade do período, decidido pelo responsável do setor.

Portas Abertas

Outras propostas existem que serão apresentadas em tempo oportuno. Propostas que visam a valorização, respeito e dignidade da maior força da Instituição que é o seu Capital Humano.
A Direção, em todos os seus níveis, estará aberta às novas idéias, que possam melhorar as atividades.







DOCENTES e SERVIÇOS

Hospital Universitário

Buscar todos os mecanismos que tornem o hospital verdadeiramente “UNIVERSITÁRIO”. Reverter a idéia de “tocador de serviço”. Atender o compromisso que temos cuidar bem da saúde da comunidade, sem deixar de lado o importante compromisso de “formação” dos profissionais da saúde.

Ambulatórios Didáticos

Implementar, gradativamente, o “Ambulatório  Didático” com a criação de “Ambulatórios de Atendimento”, dentro das especialidades. Evidentemente há necessidade de contratações.

Pesquisa e Extensão

Facilitar, em todos os aspectos, o desenvolvimento de pesquisa e extensão que são fundamentais ao desenvolvimento das Ciências da Saúde. Ampliar o atendimento à comunidade através projetos,  e programas específicos. O Hospital Universitário é  fundamental para muitas atividades neste sentido

Dialogo Constante

Definir como norma que a implementação de mudanças será realizada após discussão, avaliação e aprovação  dos setores interessados, ficando abertas as portas para propostas e novas idéias.

Centro de Reabilitação:

Construção e funcionamento do Centro de Fisioterapia e Reabilitação como necessidade prioritária ao atendimento à comunidade e à formação profissional.

Novos Serviços.

Viabilizar condições para Criação de Novos Serviços,  apoiados na ampla capacidade  técnica – científica do corpo de docentes do HU e de toda a UEL .

Serviços Existentes

Analisar as dificuldades para poder oferecer melhores condições para o desenvolvimento dos serviços já existentes.

NR 32

Há necessidade da aplicação da Norma Regulamentadora nº 32 (dos Serviços de Saúde), relacionada às doenças profissionais e o reconhecimento da Insalubridade ou Periculosidade conforme determina a lei.

Outras Propostas

No plano de trabalho existem outras propostas a serem discutidas em determinados setores.




ALUNOS

Projetos de extensão e pesquisa
Estimular e facilitar a participação dos alunos em projetos.
Refeições:
Adequação do espaço físico para o fornecimento de refeições para alunos do internato de todas as áreas, que realizam atividades no HU.

RU
Viabilização da construção de uma extensão do Restaurante Universitário, nos moldes do existente no Campus.

HU / SUS e COMUNIDADE

Contratos:
Acompanhar mensalmente a produção/custos, para não deixar crescer o déficit econômico.
Os atendimentos que extrapolam  as previsões orçamentárias do HU, são os  atendimentos de “Alto Custo”  que necessitam de um sistema de compensação de AIH, com o Estado e os Municípios vizinhos para equilibrar os déficit gerado.
Definir com o a 17ª. Reg e os Municípios da 17ª. Reg.os encaminhamentos de urgências/emergências, evidenciando a responsabilidade que os Municípios possuem no atendimento de diversas especialidades de acordo com aos contratos com o SUS.
TFD
Desenvolver um serviço específico de identificação do domicilio do usuários do SUS para poder efetivar o TFD (tratamento fora de domicilio),  permitindo que o Município seja reembolsado pelo atendimento.
Farmácia:
Viabilizar junto à 17ª. Reg. um posto avançado da Farmácia de medicamentos de programas específicos (medicamentos excepcionais), que geraria facilitação à comunidade atendida no  AHC, que na maioria é proveniente de outros municípios.


HOSPITAL UNIVERSITÁRIO / REITORIA

Unidade
Não existe separação entre Campus e HU, são uma unidade.
Tudo o que se refere a HU é UEL  e o que se refere a UEL é HU.
O Ensino, Pesquisa e Extensão são os pilares das atividades da UEL.  Desenvolver a Ciência, formar Profissionais, e servir à Comunidade são ações realizadas por todos os Setores da UEL.
Reitoria
As instituições democráticas escolhem seus líderes, seus representantes. Ante um exercício democrático devemos manter o compromisso ético para o qual se realizou a escolha, devemos manter unidade, coerência, com respeito, sem deixar de ser idealizadores de novos caminhos e de novas propostas.
Os caminhos, em determinadas ocasiões, podem ser tortuosos, cheios de pedras, o que podem dificultar a jornada.
Em novos tempos, felizmente, encontramos melhores caminhos e a oportunidade de expor novas idéias,  discuti-las e utilizar novos métodos para valorizar o capital humano e, oportunizar, através de novos integrantes,  uma “ Vida Nova”.
Não podemos deixar passar a oportunidade de ter, através do diálogo, do caminho da cooperação mútua, do respeito, do encontro de ideais como temos agora com a nova Reitora eleita, a condição de desenvolver um trabalho  que venha a fazer diferença para toda a comunidade.